sábado, 8 de novembro de 2014

Lasanha de Peru com courgete e beringela




Porque a lasanha não tem que ser de massa, deixo-vos esta sugestão, saudável e deliciosa.

A receita é da Continente Magazine de Novembro. Vou transcrever a receita tal qual está na revista; a negrito, identificarei as alterações que fiz.

2 beringelas grandes
100 gr bacon
1 courgete
300 gr bife de peru (usei 3 bifes grandes)
1 cebola
2 dentes de alho
1 frasco de molho de tomate para massa (usei molho de tomate caseiro, conforme receita abaixo)
500 ml molho branco (usei caseiro)
1 chávena de queijo ralado (usei emmental)
sal e azeite q.b.

Molho de Tomate

Num recipiente, juntar 1 lata pequena de tomate pelado, azeite, sal e oregãos a gosto. Triturar com a varinha mágica e reservar.

Molho Branco

No copo da Bimby colocar 500 gr de leite (usei de aveia), 50 gr farinha, 25 gr margarina, sal, pimenta preta e noz-moscada. Programar 8m/90º C/vel 4. Reservar.

Preparação da Lasanha 

Corte as beringelas em fatias na longitudinal, tempere com sal e deixe escorrer durante pelo menos 10 minutos de forma a largarem a água que contêm. Corte a courgete no mesmo formato e reserve.

Tempere os bifes com sal e coza-os ao vapor ou em água a ferver durante cerca de 10 minutos. Escorra-os e com a ajuda de um garfo desfie a carne. (Desfiei na Bimby: um bife de cada vez, 2/3 seg, vel 4)

Pique a cebola e os alhos e refogue-os num pouco de azeite. Adicione o bacon cortado em tiras, deixe cozinhar mais 2 minutos e em seguida junte o peru e envolva bem. Acrescente o molho de tomate e envolva de novo.

Cubra o fundo de um prato de forno com um pouco de molho branco e faça camadas alternadas de beringela, courgete e mistura de peru. Comece e acabe com fatias de beringela. Regue com o restante molho branco, polvilhe com o queijo e leve ao forno por cerca de 20 minutos (levei a 200º C).




Bom Apetite!

Beijo, 






Sem comentários:

Publicar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
Deixe a sua opinião e partilhe dicas e sugestões!

Uma beijoca da Carla.